Paulina Chiziane vence Prémio Camões
Paulina Chiziane vence Prémio Camões.
Nossa homenagem e parabéns a escritora Pauline Chiziane. Um prêmio mais do que merecido.
A escritora moçambicana Paulina Chiziane é a vencedora do Prémio Camões 2021, numa escolha feita por unanimidade, foi anunciado no dia 20 de outubro de 2021.
Segundo o wikipedia, Paulina Chiziane cresceu nos subúrbios da cidade de Maputo. Aprendeu a falar portugues na escola de uma missão católica.. Começou os estudos de Linguística na Universidade Eduardo Mondlane sem ter concluído o curso.
É a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique.
Paulina vive e trabalha na Zambézia. Em 2021, tornou-se a primeira mulher africana a ser distinguida com o Prémio Camões, a mais prestigiosa honraria conferida a escritores lusófonos, patrocinada pelos governos de Brasil e Portugal. Sobre o inédito reconhecimento, declarou Paulina: “Não contava com isso. Recebi a notícia e disse: ‘Meu Deus! Eu já não contava com essas coisas bonitas!’ É muito bom. Esse prêmio é resultado de muita luta. Não foi fácil começar a publicar sendo mulher e negra. Depois de tantas lutas, quando achei que já estava tudo acabado, vem esse prêmio. O que eu posso dizer? É uma grande alegria.”
O júri decidiu por unanimidade atribuir o prémio à escritora moçambicana Paulina Chiziane, destacando a sua vasta produção e receção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra. O júri referiu também a importância que dedica nos seus livros aos problemas da mulher moçambicana e africana. O júri sublinhou o seu trabalho recente de aproximação aos jovens, nomeadamente na construção de pontes entre a literatura e outras artes.
Para ler mais sobre Pauline clique aqui
Para conhecer mais sobre o Prêmio Camões clique aqui
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!